Renda fixa como investimento conservador dezembro 4th, 2011

admin

A renda fixa é considerada por muitos investidores um meio para aplicação financeira de forma complementar a sua remuneração e indicada como alternativa segura as pessoas que tem receio de investir na bolsa de valores ou que estejam fora dela como estratégia de contornar um período ruim. A renda fixa é a caderneta de poupança e garante remuneração sobre um capital econômico.

Por ser de baixo risco, seus juros são baixos e apresentam ganhos consideráveis somente a longo prazo, dependendo do valor de capital que se tenha escolhido aplicar. Esse tipo de investimento permite ganhos definidos no momento da aplicação ou mesmo no momento do resgate (final de aplicação), garantindo ganhos proporcionais aos juros do período sob o valor de fundo. Por exemplo: Suponhamos que vou investir R$ 10.000,00 reais a uma taxa de juros pré-determinada a 2% ao mês. No momento do resgate, haverá um capital de R$ 10.200,00 reais, ou seja, obtive um rendimento de 2% do valor aplicado nesse período de 01 mês.

É possível notar que a renda fixa tem dois modelos (padrões) a serem escolhidos: o pré-fixado e o pós-fixado.

Pré-fixado: São os títulos de renda fixa definidos antes da aplicação junto da taxa de juros utilizada. Aqui também é possível escolher o período para manter essa aplicação, prevendo o momento do resgate.

Pós-fixado: É aquele que você só vai saber o quanto rendeu no momento do resgate, ou seja, no final da aplicação. Nesse tipo de investimento, existe uma variação do índice junto a taxa de juros no período desde o começo.

O investimento pós-fixado é determinado pela soma do índice de inflação medida pelo (IGPM ou IPCA) junto da taxa de juros determinada inicialmente. Por isso que se entende que em determinados períodos que se espera um aumento dos índices de inflação, investidores e analistas recomendem fundos pós-fixados.

Se você é um pequeno investidor, os títulos de renda fixa representam uma alternativa de baixo risco, principalmente pra quem tem pouco dinheiro e pela opção de diversificação que esse tipo de investimento apresenta ao mesmo tempo.

Posts Relacionados

Onde fazer curso de análise gráfica?
Hoje em dia, a procura por informações sobre bolsa de valores vem aumentando bastante, principalmente entre os jovens que desde cedo já sonham em ser independentes financeiramente.

Bovespa, retomada pós-feriado
Voltando do feriado foi possível verificar uma leve retomada da Bovespa para realização de lucros.

O perfil do investidor
Um investidor na bolsa de valores precisa primeiramente descobrir o perfil dele, depois criar sua estratégia e definir uma meta de lucros, seja mensais, anuais ou até diários.

Bolsa de valores ou renda fixa?
Uma meta seguida a risca, mesmo se for pequena, a longo prazo tende a atingir excelentes lucros e é capaz de torná-lo rico nesse período.

Estudando uma ação a longo prazo
A melhor forma de obter sucesso na bolsa de valores, é conhecer muito bem a empresa que você está investindo.

Post to Twitter Post to Plurk Post to Bebo Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Google Buzz

Tags: investimento conservador, pós-fixado, pré-fixado, renda fixa

This entry was posted on domingo, dezembro 4th, 2011 at 1:19 and is filed under Principal. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.