Influência da inflação em nossos investimentos janeiro 23rd, 2012

admin

É certo hoje que se tenha uma grande preocupação em apostar corretamente em investimentos que incorporem boas rentabilidades e garantindo crescimento financeiro, mas existem muitos pontos a serem considerados que se não forem controlados podem gerar desequilíbrios. Estou a falar dos índices inflacionários e até que ponto eles interferem em nossa renda.

A inflação é medida por alguns índices aos quais é possível se obter o percentual de aumento ou de queda no valor dos produtos para consumo em determinado período. Esses mesmos índices consomem uma parte da economia e prejudicam os custos de matérias-primas, máquinas, mão-de-obra e custos de produção reduzindo o poder de compra de qualquer trabalhador e possui um impacto direto no valor de ações na bolsa valores para os investidores ligados. Os índices são tomados em consideração quando se vai investir e a escolha é determinante em superar essa corrosão no dinheiro causada. Exemplo:

Um trabalhador que compre um pacote de arroz a 10% de inflação no valor de R$10,00 reais no mês seguinte já vai pagar no mesmo pacote R$11,00 reais.

Esse aumento acarreta repentina perda no poder de compra e afeta a economia reduzindo o valor da moeda. Preços mais altos caem a demanda pelo consumo nos setores econômicos fazendo a economia desacelerar desestimulando os principais mecanismos de produção do país. Tendo em vista a desvalorização causada é necessário superar o déficit por meios de aplicação que dêem retorno superior ao que geralmente é acumulado em determinado período. Em dados comparados pelo G1 referente ao ano de 2011, a inflação acumulou um percentual de 8,90% e essa medida foi determinada com relação nos setores como: serviços, transporte aéreo e vestuário.

Posts Relacionados

Renda fixa como investimento conservador
A renda fixa é considerada por muitos investidores um meio para aplicação financeira de forma complementar a sua remuneração e indicada como alternativa segura as pessoas que tem receio de investir na bolsa de valores ou que estejam fora dela como estratégia de contornar um período ruim.

Como comprar utilizando a análise técnica ?
As maneiras existentes de analisar o mercado permitem a um investidor escolher a hora certa de compra e venda garantindo uma operação de sucesso e assim como garantir que se tenha ocorrido da melhor forma possível sua estratégia.

Opções de venda (opções européias)
Nesse post, vamos explicar detalhadamente o que são as opções de venda.

O perfil do investidor
Um investidor na bolsa de valores precisa primeiramente descobrir o perfil dele, depois criar sua estratégia e definir uma meta de lucros, seja mensais, anuais ou até diários.

Seguir uma estratégia na bolsa de valores
Na bolsa de valores, é essencial termos uma estratégia e segui-la a risca, talvez a curto prazo nossa estratégia não tenha um efeito muito positivo, mas a longo prazo pode significar tudo, absolutamente tudo.

Post to Twitter Post to Plurk Post to Bebo Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Google Buzz

Tags: inflação, influência da inflação no mercado, investimentos

This entry was posted on segunda-feira, janeiro 23rd, 2012 at 1:49 and is filed under Principal. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.