Como comprar utilizando a análise técnica ? maio 22nd, 2012

admin

As maneiras existentes de analisar o mercado permitem a um investidor escolher a hora certa de compra e venda garantindo uma operação de sucesso e assim como garantir que se tenha ocorrido da melhor forma possível sua estratégia.

A análise técnica ou assim conhecida como análise gráfica mostra variações sofridas nos preços de uma empresa a ser estudada que devemos sempre estar atentos pra sabermos se nossa operação será de venda ou de compra. Saber comprar na hora certa é uma estratégia como saber vender também é necessário para garantir que seu investimento tenha sido bem sucedido durante aquela aplicação.

Com a análise técnica,  podemos realizar algumas estratégias de compras identificando quais serão utilizadas . As estratégias principais que estarei mostrando são: Rompimento, Correção e contra-tendência.

Rompimento:Um rompimento é observado dentro do mercado por meio da formação de topos e fundos ascendentes, ou seja dentro de uma linha de tendência de alta . Quando existe um pivô de alta assim

conhecido, antes dessa formação gráfica podemos observar sempre um fundo ascendente ou maior do que a mínima de um topo anterior sinalizando esse rompimento. Assim podemos esperar que se firme essa sinalização para que ocorra nossa operação.

Veja o esquema abaixo :

esquema de rompimento

Veja que antes do pivot de alta houve a formação de um fundo ascendente ou seja, maior que o fundo anterior sinalizando a tendência de alta para entrada no mercado a partir do candle A .

Correção : Tanto a correção como o rompimento são usados sempre no mercado com tendência de alta onde após um movimento de queda ficamos no aguardo para sinalização de um movimento de reversão da tendência. A compra só pode ser realizada quando o fundo de formação não ultrapassar a mínima do fundo anterior, garantindo nossa operação de entrada no mercado. Veja o gráfico :

esquema de correção

Diante desse gráfico eu pergunto .
Qual o motivo que faz que no ponto B nossa estratégia de compra seja acionada ?

O ponto A indica ainda uma tendência de alta e quando vemos o ponto B simplesmente confirmamos que a ação continuará subindo ainda mais com um candle positivo indicando força compradora . Assim nossa compra é garantida.

Contra tendência : Essa estratégia será utilizada após um movimento de baixa, ou seja quando identificamos um sinal de subida do mercado para nossa entrada . Geralmente após a identificação de um sinal de parada do mercado quanto a queda, existe a possibilidade de reversão de tendência para uma alta, indicando momento ideal para entrada. Assim sendo esse movimento se torna uma correção da forte queda dentro do ativo.

Veja o gráfico abaixo :

contra tendencia

O que mostra o candle A nesse ponto? . Podemos observar a retomada do movimento para cima indicando como ponto de compra ou mesmo ponto de reversão da tendência.

Dentre as estratégias mais seguras coloco que são as de rompimento e de correção, pois com elas as compra realizadas são mais duradouras e permitem assegurar por mais tempo nossas ações compradas dentro da tendência, enquanto a estratégia de contra tendência precisa ser encerrada o quanto antes mostrando que o mercado pode retomar sua queda.

Posts Relacionados

Investindo na Bovespa
A Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) é uma das maiores bolsas do mundo, onde são negociadas ações de grandes empresas brasileiras como Vale e Petrobrás.

Influência da inflação em nossos investimentos
É certo hoje que se tenha uma grande preocupação em apostar corretamente em investimentos que incorporem boas rentabilidades e garantindo crescimento financeiro, mas existem muitos pontos a serem considerados que se não forem controlados podem gerar desequilíbrios.

Seguir uma estratégia na bolsa de valores
Na bolsa de valores, é essencial termos uma estratégia e segui-la a risca, talvez a curto prazo nossa estratégia não tenha um efeito muito positivo, mas a longo prazo pode significar tudo, absolutamente tudo.

Opções de venda (opções européias)
Nesse post, vamos explicar detalhadamente o que são as opções de venda.

O perfil do investidor
Um investidor na bolsa de valores precisa primeiramente descobrir o perfil dele, depois criar sua estratégia e definir uma meta de lucros, seja mensais, anuais ou até diários.

Post to Twitter Post to Plurk Post to Bebo Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Google Buzz

Tags: analise gráfica, analise técnica, bolsa de valores, tendências

This entry was posted on terça-feira, maio 22nd, 2012 at 0:40 and is filed under Principal. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.